O Fórum BrTeam é uma comunidade de compartilhamento de informações na internet, aqui você encontra tutoriais, notícias atualizadas, jogos, curiosidades e muito mais!


    Introdução ao ASP

    Compartilhe

    Vinifire
    Admin
    Admin

    Masculino
    Número de Mensagens : 153
    Idade : 24
    Pontos : 4356
    Reputação : 2
    Data de inscrição : 09/01/2008

    Introdução ao ASP

    Mensagem por Vinifire em 25/1/2008, 12:45 am

    É muito importante ler o conteúdo abaixo:
    ASP

    ASP, significa Active Server Pages, e é uma tecnologia proprietária da Microsoft. Trata-se basicamente de uma linguagem de tratamento de textos (scripts), baseada em Basic e que se denomina VBScript (Visual Basic Script).

    Utiliza-se quase exclusivamente em servidores Web da Microsoft (IIS - Internet Information Server e PWS - Personal Web Server).

    Estes scripts executam-se num servidor, podem ser utilizados conjuntamente com HTML e JAVASCRIPT, para realizar tarefas interactivas em tempo real com um cliente.

    Com ASP, podem realizar-se facilmente páginas de consultas a Base de Dados
    AMBIENTE



    Para os exemplos que vamos mostrar, o ambiente escolhido foi Win 2000 profissional. Para isso adicionamos aos componentes do Windows previamente instalados, os Serviços de Informação Internet (IIS), como mostra a figura que se segue. (INICIAR / DEFINIÇÕES / PAINEL DE CONTROL / ADICIONAR REMOVER PROGRAMAS). No Windows 98, actualizamos a partir do CD de instalação, na pasta "X":\add-ons\pws, onde "X" representa a letra do CD-Rom.



    Após a instalação dos novos componentes, novas pastas foram adicionadas ao nosso sistema que podem ser observadas atraves do Explorador do Windows e que a imagem que se segue documenta:



    De seguida procura na pasta c:\WINNT\system32\inetsrv\pws.exe, justamente o executável pws.exe, e com o botão direito do mouse, faz: Enviar para / Ambiente de Trabalho (Criar Atalho), para facilitar o seu trabalho.



    Tudo o que dissemos na 1ª página deste tutorial serviu para criarmos um Servidor virtual cujo objectivo é testar as nossas páginas ASP.
    Se clicarmos no atalho que criámos no ambiente de trabalho, aparecer-nos-á o nosso servidor virtual como mostra a figura que se segue:



    A linguagem ASP, utiliza um TAG inicial (<%) e um TAG final (%>) conforme o exemplo que se segue:

    Código:
    <%

    xpto

    %>

    Onde xpto podem ser várias expressões da linguagem.
    Para escrever páginas ASP, como é uma linguagem de programação comum, a sua sintaxe é código ASCII, só necessitamos de um simples editor de texto, como por exemplo o NOTPAD ou o WORDPAD.

    Como em várias linguagens, existe uma declaração inicial e opcional que podemos utilizar

    Código:
    <% LANGUAGE="VBScript" %>

    Esta declaração coloca-se no inicio do arquivo, antes de qualquer outra expressão.

    A minha 1ª expressão de ASP:

    Código:
    Response.Write"VisualWork - Um Site Para Aprender" - Faz aparecer no Browser a frase "Fórum BrTeam - Um Site Para Aprender.

    Com isto estamos prontos para escrever a nossa 1ª página em ASP.

    Este é o básico que se precisa entender.

    YaKuZa
    Pro-Gamer
    Pro-Gamer

    Masculino
    Número de Mensagens : 51
    Idade : 22
    Pontos : 3220
    Reputação : 0
    Data de inscrição : 09/02/2008

    Re: Introdução ao ASP

    Mensagem por YaKuZa em 9/2/2008, 8:08 pm

    hmm q legal!!

      Data/hora atual: 2/12/2016, 9:23 pm